Gertie: the dinosaur (1914)

Outro pioneiro?

Cartaz promocional de Gertie (1914)

Escrito, dirigido e animado por Winsor McCay (e seu assistente, John A. Fitzsimmons), Gertie: the Dinosaur (1914), embora não seja a primeira animação produzida, é considerado o primeiro desenho a caracterizar um personagem de forma simpática ou atraente. Bem diferente das experiências anteriores. Alguns mais exaltados o consideram como antecessor direto das produções de Walt Disney, pela delicadeza e suavidade dos movimentos. No início da animação temos um movimento repetitivo e não muito delicado, mas na sequência, quando Gertie sai de seu esconderijo e começa a caminhar de frente para o público, os movimentos se tornam mais suaves, ricos em detalhes. Gertie é um dinossauro fêmea. Vemos isso quando o narrador começa a interagir com ela: “Seja uma boa menina e curve-se para o público”. Gertie se curva, dança, levanta a pata, deita, se coça… tudo com movimentos muito bem feitos.

Foram necessários mais de 10.000 desenhos, feitos em papel de arroz. McCay fez um filme contando toda a história de como surgiu a ideia de criar Gertie, incluindo a animação pronta. O começo é um pouco chatinho, mas quando entra a animação começa a diversão. A primeira exibição teria ocorrido em 15 de setembro de 1914. A produção ficou a cargo do próprio McCay em parceria com a Vitagraph Company of America.



A modelista Carol Bauman, esculpiu e lançou em 1996, através de sua empresa Tullymonster, um modelo em homenagem a Gertie e seu criador Winsor Mc Cay. Em 2014, por ocasião do 100º aniversário de Gertie, ele foi relançado. O material escolhido foi a resina e a pintura é feita à mão por Bill Craft, da Craft Beast Designs.

 


QUER AJUDAR O CANAL CHUVISCO?

Comprando qualquer produto com esse link, você está ajudando o CANAL CHUVISCO a se manter. Com as comissões recebidas, podemos dedicar mais tempo para as pesquisas e postagens. É só clicar, fazer sua busca pelo produto que deseja e realizar sua compra normalmente.


Compartilhe o artigo com seus amigos!
Compartilhe o artigo com seus amigos!