Jambo e Ruivão (1957-1962)

Jambo e Ruivão - Copyright Warner Bros.

Jambo e Ruivão – Copyright Warner Bros.

Eles vinham descendo por um morro em uma motoquinha que soltava tiros pelo escapamento. O cachorro sentado no banco e o gatinho no guidão. Em determinado momento, o cachorro tira as mãos do guidão e o gatinho faz pose. Batem num hidrante e os dois voam de encontro a um outdoor. Com as cabeças atravessadas no outdoor, seus nomes aparecem acima “Ruff and Reddy”.

Assim era a abertura de Jambo e Ruivão (The Ruff and Reddy Show aka Ruff and Reddy, 1957-1962), o primeiro desenho animado produzido pela Hanna-Barbera, na ocasião, HB Enterprises. Importante lembrar que a dupla Hanna e Barbera já havia criado, dirigido e produzido outros sucessos da animação. Joseph e William já trabalhavam juntos desde 1939, sendo que Tom e Jerry (1940-1958) foi o maior sucesso da dupla quando ainda trabalhavam para a Metro-Goldwyn-Mayer.

O primeiro episódio de Jambo e Ruivão, Planet pirates, foi exibido em 14 de dezembro de 1957. Além da Hanna-Barbera, a série também contava com a Screen Gems (braço da Columbia Pictures), e com a distribuição da National Broadcasting Company (NBC). No total foram 52 episódios ─ houve uma interrupção por parte da NBC entre 1960 e 1962, por isso o número de episódio relativamente baixo para cinco anos de duração.

O gatinho fofo era o Jambo (Ruff) e o cachorro boa praça era o Ruivão (Reddy), dois amigos inseparáveis que se metiam em encrencas e aventuras das mais diversas. O curioso desse desenho é que os episódios seguiam o mesmo estilo das séries do cinema daquela época, ou seja, com histórias sequenciais, com direito a cliffhangers no final e resumo com narração de cenas do episódio anterior em cada continuação.

A direção ficou a cargo de Joseph Barbera e William Hanna. Roteiros foram escritos por Joseph Barbera com alguns episódios tendo também a participação de Frank Baron e Homer Brightman. Charles Shows era responsável pelos diálogos.

A música tema foi composta por William Hanna (letra) e Hoyt Curtin (melodia).

Atualmente os direitos de Ruff & Reddy estão com a Warner Bros.

 

TÉCNICA ECONÔMICA

A série Jambo e Ruivão foi a pioneira da técnica de animação limitada, onde era dado mais destaque aos closes, exigindo uma menor quantidade de desenhos, consequentemente menos material, e um número de horas muito inferior. Economia para o estúdio e para os produtores. Com essa economia foram capazes de produzir os segmentos já em cores, o que na época ainda era restrito a poucas animações. Mas apesar de já serem criados a cores, os primeiros episódios foram exibidos em preto e branco.



AS VOZES

As vozes originais eram de Don Messick e Daws Butler. Messik fazia a voz do Jambo, do professor Gizmo e do narrador. Havia poucas participações de outros atores emprestando sua voz.

No Brasil, a dublagem original da AIC (ainda como Gravasom) tinha direção de Older Cazarré, sendo as vozes de Jambo (Roberto Barreiros e Waldir Guedes); Ruivão (Roberto Barreiros e Domício Costa); Professor Gizmo (Older Cazarré e Waldir de Oliveira); e o narrador (Roberto Barreiros e Luiz Pini) ─ Fonte: Universo AIC.

QUADRINHOS

Capa de Jambo e Ruivão, da DC Comics.

A dupla ganhou uma versão em quadrinhos em 2017, com roteiro de Howard Chaykin e arte de Mac Rey, publicada pela DC Comics. A premissa da HQ foi bem explicada pelo site Omelete, em postagem do dia 20/10/2017, escrita por Fábio de Souza Gomes: “No auge da televisão, Jambo e Ruivão estavam no topo do entretenimento mundial… até que o mundo mudou e eles foram esquecidos. Agora, Jambo é um ator de televisão esquecido e Ruivão trabalha de caixa em um mercado. Será que um jovem agente conseguirá convencer os parceiros a voltarem – e convencer o mundo que ele ainda precisa da dupla infame formada pelo gato e o cachorro?”

A revista já tem versão brasileira e você pode adquirir clicando aqui!.


Fontes pesquisadas: Toonopedia (http://www.toonopedia.com/); Omelete (https://www.omelete.com.br/); Wingnuttons (http://www.wingnuttoons.com/); IMDb (imdb.com); Big Cartoon Database (https://www.bcdb.com/).


 

 


QUER AJUDAR O CANAL CHUVISCO?

Comprando qualquer produto com esse link, você está ajudando o CANAL CHUVISCO a se manter. Com as comissões recebidas, podemos dedicar mais tempo para as pesquisas e postagens. É só clicar, fazer sua busca pelo produto que deseja e realizar sua compra normalmente.


Compartilhe o artigo com seus amigos!

 

Compartilhe o artigo com seus amigos!