Os Herculóides (1968-1969)

Os Herculóides (1968-1969) Copyright Hanna-Barbera.

“Em algum lugar no espaço vivem Os Herculóides! Zok, o dragão alado! Igoo, o gigante de pedra! Tundro, o tremendo! Gloop e Gleep, capazes de adquirirem múltiplas formas! Com Zandor, sua mulher Tara, e seu filho, Dorno. Juntos, lutam planeta para defender seu planeta dos invasores.” Essa era a abertura de Os Herculóides (The Herculoids), um dos meus desenhos preferidos na época de infância.

“No primitivo planeta de Amzot, vive o rei Zandor e sua família, cujas terras são regularmente assoladas por invasões alienígenas malévolas. Felizmente, a família de Zandor tem a ajuda de seus amigos, os Herculoides, um grupo de monstros que contribuem com suas próprias habilidades poderosas. Entre seu poder e astúcia e a bravura da família de Zandor, os inimigos de Amzot não têm chance.” (sinopse escrita por Kenneth Chrisholm).

Os Herculóides (1968-1969) – Copyright Hanna-Barbera.

Zandor é o líder do grupo e principal defensor do planeta. Tara, sua esposa, também era uma forte guerreira.

Zok, um dragão espacial voador que emitia raios laser através de seus olhos e cauda. Zok pode sobreviver no espaço e é capaz de viagens interestelares, além de poder respirar no fogo.

Os Herculóides (1968-1969) Copyright Hanna-Barbera.

Igoo, um gigante de pedra com traços símios, muito grande e forte. Foi capaz de resistir até mesmo a um lago de lava derretida em um dos episódios. Mas apesar de uma aparente brutalidade, Igoo era gentil, em especial com Tara, a esposa de Zandor.

Os Herculóides (1968-1969) Copyright Hanna-Barbera.

Tundro, era um híbrido de rinoceronte com Triceratops. Sua maior habilidade era lançar pedras explosivas através de um de seus chifres, que funcionava como um canhão. Sua carapaça extremamente rígida funcionava como uma armadura natural. Suas pernas, aparentemente curtas, podiam esticar. Além disso, podia girar a cabeça em alta velocidade, o que lhe dava a capacidade de perfurar rochas.

Os Herculóides (1968-1969) Copyright Hanna-Barbera.

Gloop e Gleep era duas criaturas que podiam se transformar em várias coisas, além de conseguirem absorver grandes impactos, até mesmo de raios, servindo de escudo em várias ocasiões, para proteger os amigos. Gloop é grandão, e Gleep, o menor.

Os Herculóides (1968-1969) Copyright Hanna-Barbera.

Curiosidade: No episódio The Molten Monsters of Moltar, de Space Ghost, Os Herculóides ajudam Space Ghost a derrotar Moltar. Inclusive, é neste episódio que foi citado pela primeira vez o nome do planeta onde vivem os Herculóides.

Space Ghost (1966) – Copyright Hanna-Barbera.

 

PRODUÇÃO

Os Herculóides foram mais um grande sucesso da Hanna-Barbera sob a direção dos próprios irmãos, porém, a criação é de Alex Toth. Nessa fase original, foram 18 episódios com dois segmentos cada, ou seja, 36 histórias. O primeiro episódio foi ao ar em 9 de setembro de 1967 e o último em 6 de janeiro de 1968. Posteriormente, em 1981, houve uma tentativa de relançar os personagens e foram produzidos onze novos episódios de segmento único.

No Brasil, a dublagem original ficou a cargo da Cinecastro com as vozes de Ary de Toledo (narrador), Milton Rangel (Zandor), Ruth Schelsk (Tara) e Rodney Gomes (Dorno). Já nos anos 80, o estúdio responsável foi Herbert Richers e as vozes foram de Ricardo Mariano (narrador), Domício Costa (Zandor), Carmen Sheila (Tara) e Luis Manuel (Dorno).

 

QUADRINHOS

Os Herculóides apareceram em várias histórias em quadrinhos: em 1968-1969, na série Hanna-Barbera Super TV Heroes. Em 1978, na série TV Marvel Comics. Entre 1997 e 1999, na Cartoon Network Presents. Em 2016, na série DC Comics Future Quest, que também contou com personagens de Jonny Quest, Space Ghost, Homem Pássaro e Galaxy Trio, Frankenstein Jr., entre outros.


Fontes: RetrôTV (http://retrotv.uol.com.br/); IMDb (https://www.imdb.com/); DC Comics (https://www.dccomics.com/); Big Cartoon Database (https://www.bcdb.com/).



QUER AJUDAR O CANAL CHUVISCO?

Comprando qualquer produto com esse link, você está ajudando o CANAL CHUVISCO a se manter. Com as comissões recebidas, podemos dedicar mais tempo para as pesquisas e postagens. É só clicar, fazer sua busca pelo produto que deseja e realizar sua compra normalmente.


Compartilhe o artigo com seus amigos!
Compartilhe o artigo com seus amigos!