Os “malinhas”: Dr. Smith ou Fitzhugh?

As Figuras

Dr. Smith, vivido pelo ator Jonathan Harris (1914-2002) na série Perdidos no espaço (1965-1968, criação de Irwin Allen), era aquele mala sem alça que todos acabavam perdoando. Seu jeito ranzinza, metido a espertalhão, e cheio de bordões, acabava nos conquistando de um jeito ou de outro. Mas o figuraça Alexander B. Fitzhugh, de Terra de Gigantes (1968-1970, também criada por Irwin Allen), vivido pelo ator Kurt Kasznar (1913-1979) não deixava por menos. Irritante na maioria das vezes, interesseiro e trapaceiro… mas nós também esperávamos por ele nas tardes em que a série era exibida. Eram malas… mas a gente nem se importava de carregá-los, não é verdade?


ENQUETE: Embora queridos, vamos combinar que eles eram bem "malinhas". Mas quem seria o mais mala sem alça?



QUER AJUDAR O CANAL CHUVISCO?

Comprando qualquer produto com esse link, você está ajudando o CANAL CHUVISCO a se manter. Com as comissões recebidas, podemos dedicar mais tempo para as pesquisas e postagens. É só clicar, fazer sua busca pelo produto que deseja e realizar sua compra normalmente.


Compartilhe o artigo com seus amigos!

SUGESTÕES

A Editora Estronho tem dois livros que abordam essas séries queridas por todos nós. Ambos foram escritos pelo fã e pesquisador, Saulo Adami (sendo que Perdidos no Espaço foi escrito em parceria com Carlos Gomes). Os livros possuem muitas fotos, informações de bastidores, guia de episódios e curiosidades a respeito da produção e elenco.

Perdidos no Espaço (TV Estronho Vol. 1)

A família Robinson e o piloto da espaçonave Jupiter 2, Don West, foram selecionados para iniciar “a colonização espacial pelo homem além das estrelas”. Ao deixar a Terra, a Júpiter 2 é sabotada pelo espião Dr. Zachary Smith. Criada por Irwin Allen, a série de TV Perdidos no Espaço (1965-1968) inspirou a produção de desenhos animados, longa-metragem para o cinema, histórias em quadrinhos, livros com aventuras inéditas de seus personagens, e uma nova série de TV que teve estreia no Netflix em abril de 2018. O guia de episódios (das duas séries de TV), a disputa judicial pela autoria da trama, curiosidades e depoimentos de fãs brasileiros apaixonados pelo tema completam a narrativa do primeiro livro brasileiro a contar sua história, escrito por Saulo Adami e Carlos Gomes.

Adquira na loja da Editora Estronho ou na Amazon!


Pequeninos Numa Terra de Gigantes (De Fã para Fã, Vol. 2)

Inclui entrevista exclusiva com o ator Stefan Arngrim, o pequenino Barry Lockridge. Durante uma viagem à Inglaterra, o veículo sub orbital Spindrift atravessa uma tempestade eletromagnética. Após o pouso de emergência, os viajantes descobrem que estão em um planeta dominado por gigantes, onde tudo é 12 vezes maior do que na Terra! Este é o ponto de partida para a história da série de TV Terra de gigantes (Land of the giants, 1968-1970), criação controversa do produtor Irwin Allen, que na sala dos roteiristas mantinha um lema: “A qualidade será lembrada muito depois que o custo for esquecido!”

Adquira na loja da Editora Estronho ou na Amazon.


Irwin Allen television productions, 1964-1970: a critical history of Voyage to the bottom of the sea, Lost in space, The time tunnel and Land of the giants

Ótima fonte de pesquisa sobre o trabalho de Irwin Allen (em inglês). Antes de se estabelecer como o “mestre do desastre” nos filmes da década de 1970, The Poseidon adventure e The towering Inferno, Irwin Allen criou quatro das séries de ficção científica mais emocionantes e duradouras da televisão: Viagem ao fundo do mar, Perdido no espaço, Túnel do tempo e Terra de gigantes. Essas séries dos anos 60 estavam cheias dos truques, técnicas e toques característicos favoritos de Allen e influenciaram outras produções. Toda produção atual de ficção científica deve algo a Allen. Esse exame detalhado e a documentação da premissa e origem dos quatro programas oferecem uma avaliação objetiva de todos os episódios – e demonstram que, quando os episódios de Irwin Allen na televisão eram bons, eram ótimos.

Adquira na Amazon, disponível na versão impressa ou eBook (inclusive gratuitamente pelo Kindle Unlimited).


DVD

É possível encontrar na Amazon, DVDs da série Perdidos no Espaço e de Terra de Gigantes (este link é do DVD da primeira temporada, mas a partir dele você chega nos outros).


Compartilhe o artigo com seus amigos!