Sunset Carson (1920-1990)

Sunset Carson em Sheriff of Cimarron (1945) - Copyright Republic Pictures.

Winifred Maurice Harrison nasceu em 12 de novembro de 1920, em Gracemont, Oklahoma. Em 1930 se mudou para o Texas, onde mais tarde trabalharia como cowboy de rodeio, tendo inclusive, trabalhado por um breve período no show itinerante de Tom Mix. Em 1940, veio para a América do Sul, onde ficou por dois anos competindo em rodeios locais.

 

INÍCIO DE CARREIRA

De volta aos Estados Unidos, usando o nome artístico de Michael Harrison, iniciou uma tímida carreira no cinema, interpretando pequenos papéis em dois filmes: Noivas do tio Sam (Stage door canteen,1943) e Janie tem dois namorados (Janie, 1944). Mas essas pequenas aparições foram suficientes para despertar o interesse de Lou Gray, da Republic Pictures, que ofereceu ao ator um contrato generoso para ser a estrela dos filmes B-westerns da companhia. Foi quando mudou seu nome para Sunset Carson, por sugestão dos produtores.

 

Sunset Carson

Em pouco tempo, cerca de dois anos, Carson já fazia parte dos dez atores mais bem pagos de Hollywood. Ainda em 1944, ele estrelou quatro filmes: Call of the rockies, Bordertown trail, Code o the Prairie e Firebrands of Arizona.

Em 1945 sua carreira decolou. Foram sete filmes: Sheriff of Cimarron, Saddlemates de Santa Fe, Bells of Rosarita, Oregon trail, Bandits of the badlands, Rough Riders of Cheyenne e The Cherokee Flash. No ano seguinte, mais sucessos: Days of Buffalo Bill, Alias Billy the Kid, The El Paso Kid, Red River Renegades e Rio Grande Raiders.

Roy Barcroft, Linda Stirling e Sunset Carson em The Cherokee Flash (1945) – Copyright Republic Pictures.

 

E O COWBOY CAI DO CAVALO

No final de 1946, com seis filmes lançados neste ano, Carson e Hebert Yates, executivo da Republic Pictures se estranharam. Enquanto Carson alegava problemas referentes a cláusulas do contrato, Yates acusava o ator de aparece no estúdio embriagado e na companhia de uma garota menor de idade. Demitido, foi para a Yucca Pictures, onde estreou seu primeiro filme pela companhia em 1948: Fighting Mustang, seguido por Deadline e Sunset Carson rides again. Em 1949 e 1950 ainda faria Rio Grande e Battling Marshal, suas duas últimas participações como ator principal. Daí para frente não conseguiu mais alcançar o mesmo sucesso dos seus melhores dias na Republic Pictures. Teve poucas aparições nos anos seguintes, e em 1985 encerrou sua carreira no cinema, participando do filme de ficção científica Alien Outlaw, do diretor Phil Smoot.

 

QUADRINHOS

Em 1950 Carson virou personagem de quadrinhos, tendo histórias publicadas na Cowboy Western, da Charlton Magazine. em 1951, pela mesma editora, foram lançadas quatro edições somente com suas histórias, publicadas como Sunset Carson Comics.

 

FORA DAS TELAS

Carson tinha tudo para estender sua carreira no western, assim como tantos outros astros daquela época, mas acabou jogando fora a oportunidade. Fora das telas, durante cinco anos viajou com o Country Music Circus de Tommy Scott. Há registros também de sua passagem pela Irlanda, fazendo show no John Duffy Circus. Cliff Ledger, em depoimento ao site The Old Corral, relata que conheceu Carson pessoalmente e que se tornaram bons amigos, pois ele tinha uma banda de Country e Western que tocava no circo. Ele conta que Carson sempre exibia, orgulhoso, um álbum de fotos de seus filmes, e falava com muito carinho das estrelas do cinema com quem tinha trabalhado.

No início dos anos 80, apresentou um programa de educacional na TV da Carolina do Sul, que também exibia clássicos do faroeste.

Carson faleceu em 1 de maio de 1990, em Reno, Nevada.


Fontes: Enciclopédia da História e Cultura de Oklahoma – Carson, Sunset; The old corral (http://www.b-westerns.com/); Western Clippings (http://www.westernclippings.com/), IMDb (https://www.imdb.com/)


QUER AJUDAR O CANAL CHUVISCO?

Comprando qualquer produto com esse link, você está ajudando o CANAL CHUVISCO a se manter. Com as comissões recebidas, podemos dedicar mais tempo para as pesquisas e postagens. É só clicar, fazer sua busca pelo produto que deseja e realizar sua compra normalmente.


Compartilhe o artigo com seus amigos!
Compartilhe o artigo com seus amigos!