A Noviça Voadora (1967-1970)

Sally Field em A noviça voadora (1967-1970) - copyright Screen Gems Television.

Sally Field estava saindo de um papel que amava na série Gidget (1965-1966), com a personagem que dava nome à série, quando foi chamada para o papel de uma noviça atrapalhada, bem-humorada e de bom coração. Só que as coisas não foram um mar de rosas no início. Sally não queria o papel em Noviça voadora (The flying nun), achava que a premissa da série era muito boba e que isso não seria bom para a sua carreira, além de ter ficado indignada por ter sido suspensa por um guindaste como se fosse um mero objeto de cenário. Quem interferiu e a fez “mudar de ideia” foi seu padrasto Jock Mahoney, ator e dublê de muito sucesso no cinema na década de 1950, tendo começado sua carreira em 1946. Jock insistia que se ela não aceitasse o papel, nunca mais teria outras oportunidades em sua carreira (anos mais tarde, em seu livro autobiográfico, Sally Field falaria sobre os vários abusos que teria sofrido nas mãos de Jock). Sally também disse em uma entrevista para Archive of American Television, que durante as três temporadas, fez tudo contrariada, sem gostar de nada na série. Chegou a ficar em depressão, pois não via no papel nada de humano e interessante, sempre achou tudo uma grande bobagem. Bom, Sally, você que me desculpe… mas essa “bobagem” divertiu muita gente e arrancou muitos sorrisos por aí.

Sally Field em A noviça voadora (1967-1970) – copyright Screen Gems Television.

Problema resolvido (ao menos nas aparências), Sally passa a interpretar a noviça mais adorável de todos os tempos, Irmã Bertrille, uma jovem que depois de ser presa em Nova York, por ter participado de um protesto, vai para o convento em San Juan, e a partir de então se mete em muitas confusões e aventuras. Graças ao formato de seu hábito e seu pouco peso, irmã Bertrille adquiriu a capacidade de voar, quando o bom tempo e ventos fortes permitiam.

Sempre vigiada pela Reverenda Madre (Madeleine Sherwood), Bertrille podia contar sempre com a ajuda de sua melhor amiga, a irmã Jacqueline (Marge Redmond), sempre de bom humor. A sábia irmã às vezes acobertava Bertrille, além de lhe dar bons conselhos. Jacqueline é também a narradora de cada episódio. Tínhamos ainda as irmãs Sixto (Shelley Morrison) e Ana (Linda Dangcil).

Marge Redmond, Sally Field e Shelley Morrison em A noviça voadora (1967-1970) – copyright Screen Gems Television.

Outro personagem que ajudava a nossa noviça, mesmo que muitas vezes contra a própria vontade, era Carlos Ramirez, interpretado por Alejandro Rey. Carlos era um proprietário de um casino, tremendo playboy do local, mas fora criado pelas irmãs quando criança, sendo eternamente grato por isso. Então, mesmo que sentia cheiro de encrenca em relação às ideias de Bertrille, ele acaba fazendo o possível para ajudar, tudo em prol do convento.

Alejandro Rey e Sally Field em A noviça voadora (1967-1970) – copyright Screen Gems Television.

 

Madeleine Sherwood e Marge Redmond em A noviça voadora (1967-1970) – copyright Screen Gems Television.

PRODUÇÃO

Depois de receberem a ideia das mãos de Bernard Sale, Harry Ackerman (que também foi o produtor executivo) e Max Wyllie, houve uma grande preocupação por parte dos executivos da Screen Gems Television em não ofender a comunidade católica, e por isso optaram pelo acompanhamento e consultoria do Escritório Nacional Católico de Rádio e Televisão. Em suas três temporadas, os 82 episódios tiveram a direção de várias pessoas, mas os mais constantes foram Jerrold Bernstein e Jerome Courtland. A série foi baseada no livro The fifteenth pelican, de Tere Rios, e teve dezenas de roteiristas trabalhando sob orientação dos criadores. O primeiro episódio foi ao ar em 7 de setembro de 1967, enquanto a terceira temporada terminou no dia 3 de abril de 1970.

No Brasil, a dublagem original ficou a cargo do estúdio AIC São Paulo, com as vozes de Aliomar de Matos (Irmã Bertrille), Judy Teixeira (Madre Superiora), Noely Mendes (Irmã Jaqueline), e Marcelo Gastaldi (Carlos Ramirez).

 

QUADRINHOS

A Dell Comics lançou 4 edições baseados na série em 1968.

Copyright Dell Comics

 


QUER AJUDAR O CANAL CHUVISCO?

Comprando qualquer produto com esse link, você está ajudando o CANAL CHUVISCO a se manter. Com as comissões recebidas, podemos dedicar mais tempo para as pesquisas e postagens. É só clicar, fazer sua busca pelo produto que deseja e realizar sua compra normalmente.


Compartilhe o artigo com seus amigos!
Compartilhe o artigo com seus amigos!