A Poderosa Isis (1975-1976)

Joanna Cameron em A poderosa Isis (1975-1976) - Copyright Filmation Films.

Andrea Thomas (Joanna Cameron), professora de ciências, encontra em uma escavação no Egito um antigo amuleto de ouro, chamado de “Tutmose”, que pertenceu à rainha Hatshepsut. Nas mãos de um descendente da rainha, dava ao portador alguns poderes dos animais e o de controlar os quatro elementos. E Andrea era uma descendente… ao segurar o amuleto e invocar a deusa, Andrea se transformava em Isis. Bastava recitar um encantamento para, por exemplo, sair voando (“Ó ventos de Zéfiro que sopram alto, me levantem agora para que eu possa voar”). E não parava por ái… Isis podia atravessar paredes, devido ao seu poder para controlar moléculas (é, isso mesmo… fazer o quê, né?… ela era uma de minhas dezenas de crushs, podia tudo). Embora tenha poderes muito limitados quando em forma humana, Andrea ainda conseguia se comunicar telepaticamente com seu corvo de estimação, Tut (Joanna Cameron disse em algumas entrevistas da época que odiava trabalhar com o corvo… pô, Joanna… tadinho!).

Joanna Cameron em A poderosa Isis (1975-1976) – Copyright Filmation Films.

Grande parte dos episódios giravam em torno de algum resgate de alunos em perigo. Em três episódios da série houve um crossover com a série Capitão Marvel, assim como o inverso também ocorreu, com Isis aparecendo em três episódios do Capitão.

John Davey e Joanna Cameron.

Não raramente, Andrea piscava para a câmera ou interagia com o público de alguma outra forma, e ainda podíamos ter uma lição de moral ao final dos episódios, com Isis falando diretamente para a câmera. No entanto, em algumas distribuições posteriores da série, essas mensagens finais foram cortadas.

Muito criticada e desdenhada pela precariedade dos efeitos especiais, a série tem seu valor por ser, na época, uma das poucas do gênero. Outro ponto muito importante, é que The secret of Isis foi a primeira série regular de televisão a ter uma heroína superpoderosa como protagonista, pois Mulher Maravilha e Mulher Biônica estreariam depois de Isis. Mas é aquela coisa, né? Crítico…

Joanna Cameron em A poderosa Isis (1975-1976) – Copyright Filmation Films.

PRODUÇÃO

Criada por Marc Richards e a cargo da Filmation Associates, The secrets of Isis foi ar pela CBS entre 6 de setembro de 1975 e 30 de outubro de 1976, num total de 22 episódios (sendo que em 1976 foram apenas sete). Produtores: Arthur H. Nadel, com produção executiva de Norm Prescott, Richard M. Rosenbloom e Lou Scheimer.

A ideia original era que a personagem fosse irmã do Capitão Marvel, Mary Marvel, mas o valor pedido pela DC para licenciamento foi muito alto e a Filmation criou uma personagem alternativa, que mais tarde ganharia uma versão animada (1978), em participação especial em um segmento de Tarzan e os Super Sete. Isis também ganhou oito edições de quadrinhos só dela, depois de aparecer pela primeira vez em uma edição de Shazam!. Mas 30 anos depois, a DC adquiriu os direitos da personagem Isis e criou uma nova versão.

Tema de abertura foi composto por Yvette Blais e Jeff Michael.

A direção passou pelas mãos de Hollinsworth Morse (que dirigiu dezenas de outras séries de sucesso, como Duro na queda, Os Gatões, Shazam!, Lassie, H. R. Punfstuf…), Arnold Laven, Arthur H. Nadel e Earl Bellamy. Roteiristas foram muitos, mas o mais constante foi o próprio criador, Marc Richards.

Além de Joanna Cameron, o elenco regular contava com Brian Cutler (Rick Mason) e Joanna Pang (Cindy Lee). Como Dr. Barnes, em oito episódios, Albert Reed.

Joanna Cameron, Joanna Pang e Brian Cutler em A poderosa Isis (1975-1976) – Copyright Filmation Films.

 

DUBLAGEM BRASILEIRA

O estúdio responsável pela dublagem original foi o Hebert Richers, com as vozes de Angela Bonatti (Andrea/Isis), Ary Coslov (Rick Mason), Vera Lúcia (Cindy Lee). A narração de abertura foi feita por Jose Santana na primeira temporada e Isaac Bardavid na segunda. A primeira exibição da série no Brasil foi pela Rede Globo em 1977.

Já a dublagem que saiu no DVD, de 2011, pela Focus Filmes, ficou a cargo do estúdio BKS, com as vozes de Márcia Regina (Andrea/Isis), Tatá Guarnieri (Rick Mason), Daniela Piquet (Cindy Lee) e narração por Gilberto Rocha Jr.


Fontes: Toonopedia (http://www.toonopedia.com/); Cine TV News (http://cinetvnewsvirtual.blogspot.com/); IMDb (https://www.imdb.com/); InfanTV (http://infantv.com.br/).


SUGESTÃO

DVD A PODEROSA ISIS.

Clique aqui para comprar!

 

 



QUER AJUDAR O CANAL CHUVISCO?

Comprando qualquer produto com esse link, você está ajudando o CANAL CHUVISCO a se manter. Com as comissões recebidas, podemos dedicar mais tempo para as pesquisas e postagens. É só clicar, fazer sua busca pelo produto que deseja e realizar sua compra normalmente.


Compartilhe o artigo com seus amigos!
Compartilhe o artigo com seus amigos!