Esquadrão Classe A (1983-1987)

Esquadrão Classe A (1983-1987) - Copyright Universal Television.

Um dos meus sonhos de adolescência era ter um furgão GMC Vandura 1983, preto e cinza com uma faixa vermelha no meio… Aguardava ansiosamente as cenas de Esquadrão Classe A (The A-Team) em que eles precisavam embarcar no bichão.

John “Hannibal” Smith (George Peppard) comanda um esquadrão especial durante a guerra do Vietnã ─ no episódio West coast turnaround fica claro que eles seriam do 5º Grupo de Forças Especiais durante a Guerra do Vietnã, os boinas verdes. Já no final da guerra, o coronel Morrison (Guy Christopher), dá ordens ao grupo para que realizassem um assalto a um banco em Hanói. Apesar do sucesso da missão, quando o grupo retorna à base, descobre que o coronel e os poucos homens que sabiam da missão foram mortos pelo inimigo. Sem ninguém para testemunhar a favor do grupo, foram acusados pelo crime, presos e deveriam aguardar o julgamento da corte marcial. Mas é claro, eles fogem antes disso e se tornam mercenários, e sempre em fuga.

GMC Vandura – Esquadrão Classe A (1983-1987) – Copyright Universal Television.

Dentro do grupo, o coronel “Hannibal”, além de continuar como líder, era o responsável pelos disfarces e por arquitetar praticamente todos os planos a serem executados. “Adoro quando um plano dá certo” era sua frase preferida em muitos dos episódios. Outra marca de seu personagem era o charuto, companheiro quase que inseparável do personagem.

O tenente Templeton “Faceman” Peck (Dirk Benedict) era o encarregado de conseguir todo tipo de equipamento, suprimentos ou recursos necessários para o cumprimento de cada missão. Charmoso, geralmente usava de uma boa lábia para conseguir o que queria, especialmente com as mulheres. Constantemente usava a desculpa de que precisa alugar ou pegar emprestado alguma coisa para um filme em que estava produzindo em Hollywood. No episódio piloto, o tenente Templeton foi interpretado por Tim Dunigan que posteriormente protagonizaria o Capitão Jonathan Power em Capitão Power e os soldados do futuro (Captain Power and the soldiers of the future, 1987-1988, criação de Gary Goddard e Tony Christopher).

O capitão e piloto “Howling Mad” Murdock (Dwight Schultz) tinha como papel principal pilotar aviões e helicópteros… e irritar profundamente o sargento Baracus, utilizando-se do seu cachorro imaginário.

Finalmente, temos o sargento B. A. Baracus (Mr. T), que era o mecânico e brutamontes do grupo. Com seu visual Badass (mas cuja bebida preferida era um copo de leite), era ele quem dirigia o furgão do grupo, além de ser o membro criativo na área de engenharia e de pequenas gambiarras, além de ser aquele que nunca foge de uma boa briga (embora fuja de viagens de avião e helicóptero por ter medo de voar).

Esquadrão Classe A (1983-1987) – Copyright Universal Television.

Qualquer pessoa que precisasse de ajuda ou proteção especial, deveria procurar por um senhor em uma determinada lavanderia, que era na verdade “Hannibal” disfarçado. Mas para tentar impedi-los e levá-los para a Corte Marcial estavam na cola deles, inicialmente, o coronel Lynch (William Lucking) e, posteriormente, o coronel Decker (Lance LeGault), que obviamente sempre se davam mal e o esquadrão conseguia escapar.

Na primeira temporada até a metade da segunda, a personagem Amy Amanda Allen, interpretada por Melinda Culea, ajudava o grupo com pesquisas, contatos… e, eventualmente, tirava os quatro marmanjos de algumas enrascadas, quando não adiantava muito a força bruta.

Melinda Culea como Amy Amanda Allen – Esquadrão Classe A (1983-1987) – Copyright Universal Television.

 

PRODUÇÃO

Foram ao ar cinco temporadas com um total de 98 episódios, com produção de John Ashley nas primeiras quatro temporadas (na primeira, dividiu a função com Patrick Hasburgh) e Tom Blomquist na quinta e última, através da NBC e Universal.

Passaram pela série 23 diretores, sendo que os que mais dirigiram foram Michael O’Herlihy (com 20 episódios) e Dennis Donnelly (com 12 episódios). Também foram muitos os roteiristas, sendo os mais atuantes, os criadores da série, Stephen J. Cannel e Frank Lupo.

O tema de abertura foi uma composição de Mike Post e Pete Carpenter.

Dentre os vários convidados, o cantor Boy George (como ele mesmo) e vários lutadores apareceram na série, na maior parte das vezes atuando como eles mesmos (Hulk Hogan, Toru Tanaka, Ricky “The Dragon” Steamboat, The Dynamite Kid, Bobby “The Brain” Heenan, The British Bulldog, Big John Studd e Greg “The Hammer” Valentine).

 

Mr. T e Boy George nos bastidores de Esquadrão Classe A (1983-1987) – Copyright Universal Television.

 

Mr. T e Hulk  Hogan nos bastidores de Esquadrão Classe A (1983-1987) – Copyright Universal Television.

A dublagem brasileira, segundo o site InfanTV, ficou a cargo da BKS, com as vozes de Chico Borges (Hannibal), Antônio Moreno (Baracus), Ézio Ramos (Faceman), e Hélio Porto e Nelson Batista (Murdock).

 

O SUCESSO E OS DERIVADOS

Embora tivesse uma carga de violência nos episódios, ela não era explícita (no sentido de se mostrar mortes violentas, sangue etc). Segundo o site Mentalfloos, apenas uma morte ficou clara na série, a do general Fullbright no episódio The sound of thunder. Essa “violência light” era, talvez, um dos motivos do sucesso entre as famílias, além do carisma que Mr T. tinha com as crianças em eventos e aparições públicas. Em contrapartida, na Alemanha a série foi parcialmente censurada e as emissoras exibiram apenas 26 episódios, por acharem o restante muito violento.

A série rendeu uma infinidade de produtos, como lancheiras, livros para colorir… e claro, as miniaturas do furgão e action figures (que na verdade se chamam “hominho”). A Marvel Comics produziu uma série de três edições de quadrinhos de The A-Team. Foram lançados ao menos onze romances, sendo a maioria escrita pelos próprios criadores da série.

Em 2010, Joe Carnahan dirigiu uma versão para o cinema com Liam Neeson interpretando “Hannibal”, Bradley Cooper como Tenente “Face”, Quinton “Rampage” Jackson como B. A. Baracus, e Sharlto Copley como Murdock. Patrick Wilson fez o coronel Lynch. O elenco ainda contou com Jessica Biel como a tenente Charissa Sossa.

Dirk Benedict e Dwight Schultz fizeram uma pequena participação no filme, mas Benedict disse em uma entrevista que se arrependeu e nem quis assistir ao filme. Mr. T se recusou, dizendo que ainda era muito ligado ao seu personagem Baracus e não se sentiria à vontade interpretando outro personagem no filme. George Peppard faleceu em 1994, por isso sua ausência nas participações especiais.

Uma curiosidade sobre o ator Sharlto Copley, é que quando a série original foi exibida, sua mãe o proibia de assistir por achar muito violenta (contradizendo a opinião de críticos e de público da época). Quando conseguiu o papel, a primeira coisa que fez foi ligar para a sua mãe.

Bradley Cooper, Quinton “Rampage” Jackson, Liam Neeson e Sharlto Copley em Esquadrão Classe-A (The A-Team) – Copyright Twentieth Century Fox.

 

NOVA SÉRIE?

Em setembro de 2015, a Fox anunciou que iria iniciar o desenvolvimento de uma nova série, que dentre os roteiristas contaria com a filha de Stephen J. Cannell, Tawnia McKierman.

Medo!

 

O FURGÃO HOJE…

Dois fãs da série original, os irmãos Liam e Jerome Brett, construíram a partir de uma van de carga original da série G de 1982, uma réplica idêntica ao carro usado na série e fizeram um site para ela. Eles dizem ter vasculhado o mundo inteiro em busca de peças autênticas. Você pode conferir em https://www.ateamvan.com/.


SUGESTÃO

Miniatura GMC Vandura 1983, fabricada pela Greenlight em escala 1/24, é feita em metal e plástico. A Miniatura GMC Vandura 1983 é um produto novo na embalagem original.  Coleção: Hollywood; Van da Série A-Team Esquadrão Classe A; Edição Limitada; Dimensões GMC Vandura 1983: 19 cm de comprimento. 7 cm de largura. 7 cm de altura.

Clique aqui para comprar.


 


QUER AJUDAR O CANAL CHUVISCO?

Comprando qualquer produto com esse link, você está ajudando o CANAL CHUVISCO a se manter. Com as comissões recebidas, podemos dedicar mais tempo para as pesquisas e postagens. É só clicar, fazer sua busca pelo produto que deseja e realizar sua compra normalmente.


Compartilhe o artigo com seus amigos!
Compartilhe o artigo com seus amigos!