O Homem do Fundo do Mar (1977-1978)

Patrick Duffy em "O homem do fundo do mar" - Copyright NBC.

Mark Harris (Patrick Duffy) – Copyright NBC.

Mark Harris (Patrick Duffy) é o único sobrevivente do lendário de Reino de Atlântida. Tendo se adaptado à vida subaquática, Mark possui membranas entres os dedos das mãos e dos pés, guelras perto das orelhas, olhos sensíveis à luz e a capacidade de nadar em grandes profundidades no mar por longos períodos. Ele extrai força da água e pode dominar a maioria dos homens comuns. No entanto, ele precisa constantemente voltar para a água. Mark auxilia um instituto de pesquisa submarina dirigido pela Dra. Elizabeth Merrill (Belinda Montgomery) e por CW Crawford (Alan Fudge). Mark se junta à Dra. Merrill em várias missões exploratórias a bordo de um submarino de alta tecnologia, chamado Cetacean. Eles encontram vários fenômenos bizarros, incluindo portais que levam a outras dimensões, uma substância capaz de alterar personalidades, uma criatura travessa cujo toque causa um retorno mental à infância e o esquema de um milionário corpulento, o Sr. Schubert (Victor Buono), para derreter as calotas polares (sinopse adaptada da escrita por Kevin McCorry).

 

O HOMEM DO FUNDO DO MAR (MAN FROM ATLANTIS)

Com criação de Mayo Simon e Hebert F. Solow, a produção da série ficou a cargo da Solow Production Company, com Herman Miller e Robert H. Justman (este produzindo apenas um episódio). A distribuição foi feita inicialmente pela National Broadcasting Company (NBC). A trilha sonora foi sob a responsabilidade de Fred Karlin.

Foram feitos quatro filmes iniciais com mais de uma hora de duração, antes da série emplacar o primeiro episódio com 45 minutos. Oficialmente, são contados 13 episódios + 4 filmes. O primeiro filme foi ao ar em 4 de março de 1977. O último episódio foi exibido em 6 de junho de 1978.

As cenas em que o submarino Cetacean aparece foram feitas graças a competência e criatividade da equipe de Gene Warren. A miniatura e os cenários feitos para série ainda não contavam com os recursos atuais.

A miniatura do Cetacean – Copyright NBC.

EPISÓDIOS PILOTO (ou primeiros filmes)

Considerado por alguns como sendo o episódio piloto, Man from Atlantis, teve a direção de Lee H. Katzin e duração de 100 minutos, estreando em 4 de março de 1977. Após uma violenta tempestade no mar, o corpo inerte de Mark é encontrado na praia, perto do Centro Naval Submarino. Ele é salvo pela Dra. Elizabeth Merrill, que trata de sua saúde e lhe dá o nome de Mark Harris. Em troca por terem salvado a sua vida, Mark concorda em ajudar a Marinha dos Estados Unidos a recuperar um submarino perdido, que levava altos oficiais militares. No fundo do oceano, Mark descobre uma enorme estrutura submarina construída pelo vilão Schubert, que sequestrava cientistas de vários países obrigando-os a trabalharem para ele. Seu plano… claro, não poderia ser outro senão ser destruir o mundo! Mark frustra esse plano inundando as instalações e ajudando os cientistas a escapar. Mark desiste de voltar à sua vida aquática, ao refletir sobre seus recentes encontros com seres humanos. Ele volta para a Dra. Merrill e declara: “Ainda não aprendi o suficiente”.

Em seguida vieram The death scouts (90 minutos, com direção de Marc Daniels, 22 de abril de 1977); The killer spores (95 minutos, Reza Badiyi, 17 de maio de 1977) e The disappearances (73 minutos, Charles S. Dubin, 20 de junho de 1977). A partir daí começaram os episódios regulares, sendo o primeiro, Meltdown, exibido em 22 de setembro de 1977.

 

Patrick Duffy e Belinda Montgomery – Copyright NBC.

CURIOSIDADES

Man from Atlantis foi a primeira série americana exibida na China, em 1980.

Patrick Duffy trabalhou posteriormente na série Dallas (1978-1991), interpretando Bobby Ewing. Em um dos episódios, durante uma tentativa de adquirir direitos de perfuração de petróleo para uma região do Golfo do México, Cliff Barnes (Ken Kercheval) afirma que tem um nariz para o petróleo que é tão bom que ele pode sentir quando um depósito está sob a água. Em resposta, Pamela Ewing (Victoria Principal) exclama que “agora ele pensa que é o homem da Atlântida!”.

Ainda em Dallas, o filho de Patrick Duffy, Padraic Duffy, interpreta no episódio One last kiss (temporada 14), um personagem chamado Mark Harris, uma clara homenagem ao personagem do pai em O Homem do Fundo do Mar.

 

MAIS ÁGUA SALGADA…

Copyright Marvel Comics

Em 1977, a Dell Publishing publicou um romance chamado Man from Atlantis, escrito por Richard Woodley, que seguiu escrevendo sobre o tema em Man from Atlantis #2: death scouts. O mesmo ator lançou ainda Killer spores (1977) e Ark of doom (1978).

Em 1978, a Marvel Comics publicou sete edições de uma revista em quadrinhos Man from Atlantis, escrita por Bill Mantlo com arte de Frank Robbins e Frank Springer. No Reino Unido, a iniciativa foi da Look-In, lançando os quadrinhos com arte de Mike Noble (e depois por John Cooper).

O próprio astro da série, Patrick Duffy, escreveu um romance intitulado Man from Atlantis, publicado em junho de 2016, pela Permuted Press, contando a história de Mark Harris antes de ser Mark Harris, ainda com o seu povo em Atlântida.

 

DUBLAGEM BRASILEIRA

A dublagem brasileira foi feita nos estúdios Herbert Richers com as seguintes vozes: Alfredo Martins e Carlos Marques (Mark Harris), Maralise Tartarine e Carmen Sheila (Dra. Elizabeth Merrill), Luiz Carlos de Moraes (Dr. Schubert), Darcy Pedrosa (CW Crawford).


Fontes: Tv Tropes (https://tvtropes.org/); InfanTV (http://infantv.com.br/); IMDb (https://www.imdb.com/)


QUER AJUDAR O CANAL CHUVISCO?

Comprando qualquer produto com esse link, você está ajudando o CANAL CHUVISCO a se manter. Com as comissões recebidas, podemos dedicar mais tempo para as pesquisas e postagens. É só clicar, fazer sua busca pelo produto que deseja e realizar sua compra normalmente.


Compartilhe o artigo com seus amigos!

SUGESTÕES

DVD O HOMEM DO FUNDO DO MAR

DVDs com a série completa! DISCO 1: Derretendo / O Mudworm / O Falcão de Um. DISCO 2: Gigante / Caravela / Tiroteio em Lands End. DISCO 3: Agua Cristalina, Morte Repentina / O Montequio Nu / C. W. Hyde / Caça ao Tesouro. DISCO 4: Diabinho / A Sereia / Carnaval Mortal – Adquira no Submarino ou pela Amazon.

 

 


O ROMANCE DE PATRICK DUFFY (em inglês)

When TV unveiled the series Man from Atlantis no one knew the how, where and why of Mark Harris. Over time the show’s star Patrick Duffy formulated his own version of the history of Mark and his people. Here at last is the book that gives every reader and fan of the show the life and mythology of Atlantis, who they were and where they came from. Patrick Duffy’s close connection to his fictional character gives us a special look “behind the scenes” of this amazing fantasy story.

Adquira na Amazon (tem eBook e impresso).

 


BOX Série completa Viagem ao Fundo do Mar!

32 Discos, 5600 Minutos. Bem-vindo a bordo do Seaview, o mais extraordinário submarino de todos os sete mares!

Do lado de fora, ele parece ser uma embarcação de pesquisa de alta tecnologia, mas na verdade é a mais poderosa do arsenal de Guerra dos EUA, enviada em perigosas missões ultrasecretas para combater os inimigos da humanidade.

Junte-se ao Almirante Harriman Nelson, Capitão Lee Crane e à tribulação do Seaview e siga com eles em um deslumbrante mundo submarino cheio de ação no clássico televisivo de Irvin Allen, onde a ciência, ficção e aventura são encontradas neste thriller de espionagem!  Clique aqui para comprar!


 

Compartilhe o artigo com seus amigos!