“Perils of Pauline” e a confusão de títulos no Brasil

Perils of Pauline 1914

Perils of Pauline (1914, EUA)

A atriz Pearl White

Sr. Marvin, tutor de Pauline, morre e deixa sua casa como herança para seu filho Harry. No entanto, a maior parte da fortuna fica para Pauline. O secretário do Sr. Marvin, Sr. Koerner, deveria cuidar do dinheiro até o casamento de Pauline com Harry, mas Pauline prefere adiar o casamento. Koerner se aproveita da situação, tentando fazer com que Pauline acabe sendo vítima das perigosas aventuras a que ela se submete, para que ele fique com toda a herança.

O seriado é baseado no romance de mesmo nome, de autoria de Charles W. Goddard, que participou da produção como um dos roteiristas. Originalmente, os três primeiros capítulos tinham 30 minutos de duração e os 17 restantes, 20 minutos. Depois de inúmeras exibições, cortes e reedições, a obra passou a ser exibida em 1916, na Europa, com apenas 9 episódios com um tempo total aproximado de 214 minutos.

A atriz Pearl White (1889-1938) passou por situações extremamente perigosas durante as filmagens, uma vez que ela mesma é quem fazia quase todas as cenas de perigo ─ aliás, a atriz é considerada uma das primeiras dublês do cinema. Raymond William Stedman, em seu livro The serials: suspense and drama by installment, menciona que Pearl teria machucado seriamente suas costas durante as gravações, deixando marcas permanentes em seu corpo. Já durante as gravações do primeiro capítulo, ela já passou um belo apuro, pois o balão em que estava ficou descontrolado, carregando-a pelas ruas de Nova York e parando muitas milhas distante de onde deveria pousar.

Em 1933, um outro seriado, dessa vez produzido pela Universal Studios, utilizou o mesmo título e a personagem principal tinha o mesmo primeiro nome, Pauline, mas de sobrenome Hargrave. Roteiro e trama eram diferentes, embora o seriado tenha mantido a fórmula “mocinha em perigo sendo resgatada no final pelo herói”.  Em 1947 a Paramount Pictures lançou um filme com o mesmo título (no Brasil foi exibido como Minha vida e meus amores), dirigido por George Marshall, e que trazia Betty Hutton interpretando o papel que era de Pearl White. Ainda temos em 1967, novamente pela Universal Studios, outro filme, uma comédia dirigida por Hebert B. Leonard e Joshua Shelley, onde o papel de Pauline coube a Pamela Austin.

 

A confusão de títulos no Brasil

The Perils of Pauline – pôster do episódio 5

No Brasil, Perils of Pauline foi exibido com o título de As aventuras de Elaine, o que causa certa confusão em algumas referências e discussões sobre o seriado, pois existiu outra produção, também estrelada por Pearl White, cuja personagem principal tinha o nome de Elaine Dodge ─ lembrando que a personagem de Perils of Pauline se chamava… Pauline Marvin. The exploits of Elaine (1914) foi exibido no Brasil com o nome de Os mistérios de Nova Iorque. Se consultarmos a programação dos cinemas em jornais de 1916, como por exemplo no Correio da Manhã (RJ, de 6 de novembro de 2016) veremos o anúncio do primeiro capítulo de As aventuras de Elaine com o título de Pelo fogo e pela vertigem, que bate com o nome do primeiro episódio Trial by fire (aka Through air and fire), de Perils of Pauline, enquanto o primeiro episódio de The exploits of Elaine tem o nome de The clutching hand (no Brasil, A mão que estrangula). Uma possível explicação para que o título brasileiro de Perils of Pauline tenha mais relação com Exploits of Elaine pode estar no fato de que Exploits of Elaine foi exibido antes no Brasil e obteve relativo sucesso. Pode-se notar em alguns jornais de 1916, que a chamada para as seções de Perils of Pauline, em geral, vinham acompanhadas de frases como… “Reaparição da célebre Elaine (Miss Pearl White) dos Mysterios de Nova York.”Jornal Correio da Manhã, 06/11/1916; ou ainda “A heroína do saudoso romance Os Mysterios de Nova Iorque, miss Elaine, reaparecerá no novo e portentoso romance policial, em 9 episódios, AS AVENTURAS DE ELAINE.” – Jornal do Brasil, 09/11/1916. Nota-se, inclusive, por esta última citação, que a versão exibida no Brasil era a mais curta, de 9 episódios, lançada também na Europa.

Em 2008 a obra foi selecionada para recuperação pelo United States National Film Registry, sendo considerado de importante valor cultural, histórico e estético. Poucos capítulos sobreviveram e acabaram passando por uma situação atípica. Quando exportado para a França, os capítulos foram traduzidos para o francês e durante a recuperação, retraduzidos para o inglês. O problema, segundo o ator Crane Wilbur, é que o diretor Louis J. Gasnier teria cometido alguns erros linguísticos, que confundiram os tradutores franceses da época. O resultado disso é que os diálogos ficaram cheios de expressões estranhas e erros de pontuação.


Sugestões de Livros


Ficha técnica

Perils of Pauline (1914, EUA) 

No Brasil: As aventuras de Elaine / Os perigos de Paulina.
Gênero: Ação / Aventura / Drama.
Produção:  Pathé Frères; Eclectic Film Company.
Produtor: E. A. McManus.
Primeira exibição: 23 de março de 1914 (USA), data não confirmada.
Cor e Som: Preto e branco; mudo.

Nº de episódios: 20, posteriormente editados e reorganizada em 9 episódios. Devido a esta compilação, não há informações confiáveis sobre a direção e roteiro de cada episódio. Em tese a direção de todos os episódios teria sido responsabilidade de Louis J. Gasnier e Donald MacKenzie (ora juntos, ora individualmente). Sobre o roteiro, além do próprio autor, Charles W. Goddard, são creditados Basil Dickey, George B. Seitz e Bertam Millhauser.

Elenco: Pearl White (Pauline Marvin), Crane Wilbur (Harry Marvin), Paul Panzer (Raymond Owen), Edward José (Pai de Pauline), Francis Carlyle (Hicks, o capanga), Clifford Bruce (Líder cigano), Donald MacKenzie (Blink Bill, o pirata), Eleanor Woodruff (Lucille Sampson), Floyd Buckley, Milton Berle, Sam J. Ryan (Baskinelli), Louis J. Gasnier (como ele mesmo), Jack Standing, Leroy Baker, Louise Du Pre, Oscar Nye, Joe Cuny, Charles ‘Patch’ Revada, Frank Redman, Spencer Gordon Bennet, Thomas Waln-Morgan Draper, George Daly, Chefe Thunderbird, Milton Berle.

Não há consenso em relação a data de exibição original de cada um deles. No IMDb, inclusive, o primeiro episódio consta como sendo exibido em 1913, o que não está correto, segundo todas as outras fontes pesquisadas. E também não é possível encontrar informação de todos os episódios.

Episódios de "Perils of Pauline"

Ep.TítuloExibição
01Through air and fire1914
02The goddess of the far east1914
03The pirate’s treasure1914
04The deadly turning1914
05A watery doom1914
06The shattered plane1914
07The tragic plunge1914
08The serpent in the flowers1914
09The floating coffin1914

DICA! É possível assistir aos 9 (nove) episódios no canal do Wm. Thomas Sherman (link da playlist)


* Este texto foi originalmente escrito para o livro “Maratonando com nossos bisavós”, de Marcelo Amado, a ser lançado em 2020 pela Editora Estronho.



QUER AJUDAR O CANAL CHUVISCO?

Comprando qualquer produto com esse link, você está ajudando o CANAL CHUVISCO a se manter. Com as comissões recebidas, podemos dedicar mais tempo para as pesquisas e postagens. É só clicar, fazer sua busca pelo produto que deseja e realizar sua compra normalmente.


Compartilhe o artigo com seus amigos!

Compartilhe o artigo com seus amigos!