Taxi (1978-1983)

Taxi (1978-1983) - Copyright Paramount Network Television

Era dentro da Sunshine Cab Company e a bordo de seus táxis, que as aventuras, dramas e desventuras de uma turma de taxistas e funcionários aconteciam durante as cinco temporadas dessa série muito divertida, mas que, ao seu jeito, tratava de questões sociais (sem aporrinhação e sem forçar a barra). Era comum em seus episódios temas como obesidade, assédio sexual, dependência química, homossexualidade, depressão e problemas pessoais dos quais qualquer um de nós poderia passar, como encarar a perda de um ente querido ou ter que aprender na marra a enfrentar a paternidade ou maternidade na juventude. Tudo com bom humor, mas sem deixar de levar a sério essas questões.

As tramas se desenrolavam principalmente dentro da garagem da companhia. Grande parte dos personagens que dirigiam os táxis encaravam o trabalho como algo temporário, exceto Alex Reiger (Judd Hirsch), que estava sempre desiludido com a sua vida, mas tinha orgulho de ser um taxista. Poderíamos chamá-lo de “protagonista principal”, com o perdão da redundância do termo, mas como temos outros personagens principais… passa, vai.

Christopher Lloyd e Danny DeVito (Taxi, 1978-1983) – Copyright Paramount Network Television.

Loui De Palma (Danny DeVito) era o chefe ranzinza, ignorante e que hoje seria visto como um chefe assediador, moralmente e sexualmente falando. Sem falar que vivia cometendo pequenos delitos e crimes, dos quais se orgulhava e não fazia questão de esconder. Embora tivesse essa personalidade horrível, em algumas ocasiões ajudava seus funcionários a enfrentarem pequenos problemas cotidianos. De Palma morava com sua mãe, Gabriella (curiosamente, a verdadeira mãe de Danny DeVito, Julia DeVitto apareceu em dois episódios de 1981, interpretando Gabriella). A  namorada de Loui, Zena Sherman, era interpretada pela namorada de DeVito na vida real, Rhea Perlman, com quem ele se casou em 1982.

Tony Banta, interpretado por Tony Danza, era um pugilista fracassado, detentor de recordes nada positivos: 24 derrotas com 14 nocautes. Loui se aproveitava disso e sempre ganhava dinheiro apostando na derrota do rapaz.

Tinha também o Bobby Wheeler, um ator que também tinha seus problemas na profissão, interpretado por Jeff Conaway.

A Elaine O’Connor (Marilu Henner) era uma mãe divorciada, com dois filhos, que trabalhava para sustentá-los e mantinha seus sonhos em obter sucesso com as belas artes.

Christopher Lloyd interpretou o reverendo Jim Ignatowski em 84 episódios. O reverendo havia sido um brilhante estudante de Harvard até experimentar um brownie recheado com drogas. Dai em diante sua vida foi uma espiral decadente.

Uma curiosidade sobre o personagem Latka Gravas, vivido por Andy Kaufman, é que ele fora uma adaptação feita pelo próprio ator, de outro personagem interpretado por ele no teatro. Mas a partir de um determinado ponto da série, Kaufman sentiu que seu personagem tinha perdido o tom criativo, então pediu para os roteiristas darem a ele múltiplas personalidades. Latka era o mecânico da garagem, que teria vindo do estrangeiro ─ mas não havia uma definição de sua origem ─, e não raramente dizia palavras irreconhecíveis, sem nenhum sentido. Ao seu lado, sempre o defendendo de Loui, estava Simka Dahblitz-Gravas (Carol Kane), sua esposa, que vinha do mesmo país que Latka, mas de um outro grupo étnico que historicamente era inimigo da etnia de Latka.

John Burns (Randall Carver) era um estudante que trabalhava para pagar a faculdade. Mas sem nenhuma explicação o personagem sumiu no final da primeira temporada.

Outros personagens eventualmente participavam dos episódios, assim como atores convidados. Pela série passaram vários já famosos por suas outras séries ou filmes de sucesso, como Tom Selleck, Tom Hanks, Wallace Shawn, Martin Short, Ted Danson, Rebecca Holden… e outros tantos famosos, inclusive empresários, apresentadores e jogadores de futebol.

Taxi (1978-1983) – Copyright Paramount Network Television

 

PRODUÇÃO

A série foi criada por James L. Brooks, Stan Daniels, David Davis e Ed. Weinberger. A produção ficou a cargo da John Charles Walters Company e da Paramount Network Television, com distribuição da CBS e Paramount (1983-1984). Foram produzidos 114 episódios de 24 minutos de duração cada. O primeiro episódio, Like father, Like daughter foi ao ar em 12 de setembro de 1978. A série terminou com o episódio Simka’s monthlies, em 15 de junho de 1983.

James Burrows dirigiu a maior parte dos episódios (75). Atrás dele veio Noam Pitlik com 11 episódios. Dirigiram ainda: Michael Zinberg, Richard Sakai, Michael Lessac, Danny DeVito, Howard Storm, Stan Daniels, Harvey Miller, Ed. Weinberger, Jeff Chambers, Will Mackenzie        e Joan Darling. Foram 31 pessoas envolvidas nos roteiros.

Angela é nome do tema de abertura da série que originalmente foi composta para uma continuação do episódio 3 da primeira temporada. Os produtores gostaram tanto da composição de Bob James, que substituíram a música Touchdown, inicialmente escolhida para ser o tema.

 

UMA SÉRIE MUITO PREMIADA

Das 31 indicação ao Emmy, Taxi levou 18 prêmios. Já no Golden Globe foram 25 indicações e quatro prêmios. A TV Guide o listou na posição 48 das 50 maiores séries de todos os tempos em 1997.

 


SUGESTÃO

1001 séries de TV para assistir antes de morrer

De I Love Lucy a Breaking Bad, de Esquadrão classe A a Homeland, de Bonanza a Glee, atrações de todos os gêneros e estilos se encontram neste livro sobre as mais memoráveis séries de TV dos últimos 70 anos. Escrito por um time de especialistas e aficionados, 1001 séries de TV para assistir antes de morrer apresenta títulos populares ao lado de produções obscuras, ajudando você não só a conhecer melhor as atrações que já acompanha como também a descobrir programas novos e surpreendentes. Ricamente ilustrado e recheado de curiosidades sobre atores, roteiros e gravações, este guia é uma viagem investigativa tão viciante quanto sua série favorita. Clique aqui para comprar!


 


QUER AJUDAR O CANAL CHUVISCO?

Comprando qualquer produto com esse link, você está ajudando o CANAL CHUVISCO a se manter. Com as comissões recebidas, podemos dedicar mais tempo para as pesquisas e postagens. É só clicar, fazer sua busca pelo produto que deseja e realizar sua compra normalmente.


Compartilhe o artigo com seus amigos!
Compartilhe o artigo com seus amigos!